Quinta-feira, 8 de Setembro de 2005
Libertem o "Mantorras"
Ás vezes esta coisa da preservação da natureza deixa-me meio apalermado.Vem este desabafo a propósito da noticía que passou ontem num dos nossos canais de televisão.
Reza a crónica que um corvo, fugido do seu meio ambiente devido aos incêndios,procurou abrigo numa localidade rural.Aí,encontrou acolhimento por parte da população,e por lá foi ficando gozando em pleno a sua liberdade.
De tal maneira foi aceite que até lhe proporcionaram um poiso numa árvore lá no largo da aldeia e o batizaram por "Mantorras".E os dias do "Mantorras" lá iam passando,a gozar da amizade dos humanos e da plena liberdade de voar para onde muito bem lhe apetecia. Segundo consta,também fazia algumas tropelias naturais de uma ave da sua espécie,e uma das vitímas,foi ou foram,uns pintos de galinheiro,que o nosso amigo caçou para consumo próprio.Nada de especial,era a verdadeira lei da natureza a imperar.Quem não gostou foi o dono ou dona dos pintos,que apresentou queixa nas autoridades competentes.
A autoridade em questão,sem ouvir o acusado,e aproveitando-se da confiança que o passarão tinha com os humanos,não foi de falinhas mansas, e num acto corajoso,deteve o "Mantorras".Este foi então entregue aos cuidados de uma organização de defesa do meio ambiente, que o "engaiolou",alegando que dado o contágio que o "Mantorras" sofreu por conviver com os humanos,o cativeiro era o tratamento indicado para ele.

Eu pergunto:
Com esta paranóia de defender e preservar o primitivismo do meio ambiente ,não corremos o risco de cair num exagero ridículo ??
Não estaremos a criar obstáculos a alguns animais mais inteligentes,que procurem na aproximação ao homem,a evolução,e a defesa e proteção da sua própria espécie ??
Será que colocar em cativeiro um animal que sempre viveu em liberdade,foi ou é a atitude mais correcta ???
Qual será o tratamento para o trauma do cativeiro ??


publicado por hagace às 12:48
link do post | favorito

Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



mais sobre mim
pesquisar
 
Fevereiro 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
25

26
27
28


posts recentes

Vão lá roubar p'ró car......

O desafio

A empata.........

...................

Aniversário

Uma agradável surpresa

Passagem das horas - Álva...

Em nome do Pai, do F........

António Aleixo (5)

Era só um banco porra !!!

arquivos

Fevereiro 2006

Novembro 2005

Outubro 2005

Setembro 2005

Agosto 2005

Julho 2005

Junho 2005

Maio 2005

Abril 2005

Março 2005

blogs SAPO
subscrever feeds